O deputado Nelson Fernando Padovani (União Brasil) anuncia neste sábado (30) que será um player na disputa por uma das duas cadeiras paranaenses no Senado Federal em 2026. A fala deve ocorrer durante uma confraternização do CTG Expovel, em Cascavel, no Oeste do Estado.
Popularmente conhecido como Nelsinho, o parlamentar de 47 anos está em seu primeiro mandato como deputado federal e é filho do ex-deputado Nelson Padovani (PSDB). O político é formado em Administração, com pós-graduação em Fertilidade do Solo e especialização em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na Câmara, o paranaense recebeu 57.185 votos em 2022 e atua como representante brasileiro no Parlamento do Mercosul.
Avaliado pelo segundo ano consecutivo como destaque na Câmara dos Deputados, Nelsinho Padovani já desempenhou diversas funções, como office-boy, vendedor, chefe de oficina e ex-vereador.
Com foco no setor produtivo, Padovani busca utilizar seu mandato em Brasília para impulsionar a geração de emprego e renda.
Nomes de peso na disputa pelo Senado em 2026
As vagas de senador paranaense que serão disputadas em 2026 são ocupadas atualmente por Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (PSB).
Além da possibilidade de tentativa de reeleição dos dois ocupantes, também já demonstram interesse pelas cadeiras o governador Ratinho Junior (PSD) e o líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL).
Também são cotados para a corrida eleitoral o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros (Progressistas) e a presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffmann (PT). Além disso, o ex-senador Alvaro Dias (Podemos) também disse ter interesse de voltar ao cargo que ocupou por mais de 25 anos.