As aulas foram suspensas devido a falta de energia na universidade. O Hospital Universitário (HU), demais campi e extensões permanecem com as atividades normais.
De acordo com a universidade, um transformador foi alugado e outro foi cedido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
As atividades acadêmicas e administrativas serão retomadas na quarta-feira (9), seguindo cronograma regular, conforme nota divulgada na tarde desta terça-feira (8).O problema começou no sábado (5) e desde então, técnicos da universidades tentaram realizar a manutenção para reestabelecer o abastecimento de energia no campus. Contudo, em uma nota publicada pela UEM, foi informado que os reparos eram “mais complexos do que originalmente havia sido previsto”.
Universidade informou que, no início de 2023, identificou os problemas na subestação e abriu um processo de licitação para a compra de uma nova subestação. O processo foi finalizado em setembro de 2024 e a previsão é de que os novos equipamentos sejam entregues até o dia 18 de maio deste ano.
Até lá, os transformadores emprestados e alugados vão continuar abastecendo o campus.
cgn