No último dia 30 de março, o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência – CORIPA, celebrou três décadas de história, conquistas e compromisso com o meio ambiente. Criado em 1995, o CORIPA foi pioneiro como o primeiro consórcio público do Brasil voltado exclusivamente à conservação da natureza. Hoje, é referência nacional em gestão socioambiental Com sede em São Jorge do Patrocínio, o consórcio é composto atualmente por 10 municípios da região noroeste do Paraná: Altônia, Alto Paraíso, Douradina, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa. A atuação do CORIPA é ampla, envolvendo ações de educação ambiental, fiscalização e combate a práticas predatórias, incentivo à arborização urbana, conservação do solo e da água, apoio ao turismo sustentável e auxílio na formulação de políticas públicas ambientais. Entre os marcos importantes da sua história está a participação ativa na criação do Parque Nacional de Ilha Grande e da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, em 1997, junto ao IBAMA. Ambas as unidades de conservação são hoje geridas pelo ICMBio, com quem o CORIPA mantém um termo de reciprocidade para a gestão compartilhada. Além disso, o consórcio foi fundamental na criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ilha Grande (CONPIG) em 2015 e na formação do Conselho Gestor Unificado Rio Paraná – Ilha Grande (CONIRP), em 2018, consolidando a governança ambiental da região. Ao longo dos anos, o CORIPA também conquistou importantes investimentos. Entre eles, a aquisição de equipamentos como rolo compactador e trator por meio de emendas parlamentares. E mais recentemente, em 2024, a assinatura de um convênio com a Itaipu Binacional destinou cerca de R$ 24 milhões para ações conservacionistas, como pavimentação de estradas rurais, reforma de terraços, aquisição de veículos elétricos, implantação de sistemas de energia fotovoltaica, além da contratação de técnicos para apoiar os municípios na gestão de resíduos sólidos e no manejo de água e solo. O prefeito de Esperança Nova, Éverton Barbieri, atual presidente do CORIPA, concedeu entrevista ao Portal Noroeste Online e destacou a importância desta trajetória:
“São 30 anos de lutas e conquistas e seguimos confiantes e determinados que as ações continuem contribuindo ainda mais com a conservação ambiental, aliado ao desenvolvimento e qualidade de vida para nossa região”.
A história do CORIPA é marcada por parcerias, dedicação e trabalho coletivo. A união entre municípios, instituições e sociedade civil mostra que é possível conciliar preservação ambiental com desenvolvimento sustentável. Que os próximos anos sejam de ainda mais avanços para a região noroeste do Paraná.