Durante o cumprimento da Operação Protetor das Divisas e Biomas, a equipe de Polícia Ambiental de Cianorte realizava PTRM na estrada Porto Novo, quando visualizou fumaça vindo de uma Propriedade Rural as margens do Rio Ivaí. Que no local foi constatado que haviam 05 fornos para produção de carvão vegetal, atividade licenciada pelo IAT. Que foi visto no interior de um veículo Fiat Strada 100 peixes da espécie lambari em um saco plástico lacrado com oxigênio, sem documento de origem. Que na continuidade foi encontrado um motosserra, marca sthil, a qual o proprietário não possuía licença para o uso, na sequência foi encontrado uma munição calibre 24 sobre uma viga na varanda externa da residência. Momento em que o proprietário saiu do local onde todos estavam e adentrou a sua residência, e saiu rapidamente pela porta lateral, no intuito de dispensar algumas munições, momento em que novamente foi abordado e revistado e encontrado no chão próximo onde estava, uma caixa contendo 31 munição de calibre 22. Que ainda durante a vistoria foram encontradas mais duas armas longas, e 01 revolver municiado com 05 cartuchos intactos. E ainda encontrado 13.040 kg de peixe nativo da espécie barbado, os quais estavam eviscerados e escondidos sob uma cama, encontrado também apetrechos de recarga para munição e demais objetos ilícitos. Que o local do ilícito está inserido em Área de Preservação Ambiental da Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, motivo pelo qual os Auto de Infração Ambiental são majorados em dobro. Lembrando que estamos em Período de Piracema e, a pesca está proibida.
Na Operação foram apreendidos, uma espingarda, calibre 24, uma carabina, calibre 22, um de 01 revolver, calibre 38, 31 munição, calibre 22, cinco munição, calibre 38, uma 1 munição, calibre 24, 971 gramas de chumbo para recarga de cartucho, 180 gramas de pólvora, 65 espoletas, uma motosserra,100 lambaris (1.430) kg utilizados para isca, 13.040 kg de peixe nativo (barbado), um espinhel, medindo 07 metros, três vara de molinete, uma luneta. Quatro homens também foram presos.
Foram lavrados também auto de infração Ambiental de , três AIA Pescar em Período Proibido – Valor R$ 8.200,00, uma AIA Portar Motosserra sem Licença – Valor R$ 2.000,00;
no Total AIA LAVRADO 10.200,00.