A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, a Operação Venatio V, focada no combate ao armazenamento e distribuição de imagens e vídeos que envolvem abuso sexual de crianças e adolescentes. A operação foi realizada em Umuarama e resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão. Durante a ação, a polícia encontrou material de exploração sexual infantojuvenil no celular e computador de um suspeito de 20 anos, que foi preso em flagrante por armazenar conteúdo sexual infantil.
Com a aprovação da Lei nº 14.811, em janeiro de 2024, o armazenamento desse tipo de material foi classificado como crime hediondo, o que significa que a pena é inafiançável e pode chegar até 10 anos de prisão. A medida visa reforçar a proteção de crianças e adolescentes, especialmente no ambiente escolar, além de combater a violência sexual.
O material apreendido e o suspeito foram levados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos legais, onde permanecerão à disposição da Justiça.