Oito pessoas foram presas durante operação contra grupo criminoso ligado a 16 furtos de caminhonetes, na manhã desta sexta-feira (13), nas cidades de Cascavel, no Oeste, e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, os furtos foram praticados em Cascavel e causaram às vítimas um prejuízo de R$ 4 milhões.
As investigações duraram cerca de quatro meses. Segundo a polícia, durante esse período foi possível entender o ‘modus operandi’ e identificar a organização criminosa especializada na subtração de caminhonetes de luxo.
“O grupo criminoso planejava e executava ações para dificultar a persecução penal ao revezar os veículos de apoio utilizados no cometimento de furtos. As caminhonetes subtraídas eram levadas pelos criminosos a bairros diversos da cena do crime e deixadas em via pública por até dois dias, desse modo, poderiam ter certeza se os veículos possuíam rastreadores” explicou o delegado Marcos Fontes. Ainda segundo o delegado, os veículos furtados trafegavam em direção a cidades de região de fronteira com o Paraguai. “A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Cascavel conseguiu recuperar duas caminhonetes logo após os crimes” conta Fontes. Motorista que desviou sete cargas em seis meses é preso; ações terminaram com 10 pessoas na cadeia Ação policial Foram expedidas 22 ordens judiciais, sendo 12 de busca e apreensão e dez de prisão preventiva em decorrência dos furtos. De acordo com a corporação, as equipes policiais conseguiram localizaram oito pessoas – dois suspeitos encontram-se foragidos. Dentre as oito pessoas presas, uma foi detida por posse de drogas e outra por ter sido condenada a 20 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Três veículos utilizados pelos criminosos foram apreendidos. Segundo o delegado, essa apreensão visa desestruturar economicamente o grupo criminoso e possibilitar ao Ministério Público que postule em juízo sua venda em hasta pública visando ressarcir as vítimas “A Polícia Civil agora prossegue o trabalho de investigação para esclarecer todos os fatos e capturar os outros dois integrantes da organização. Também prossegue no sentido de identificar um casal suspeito de participação em duas subtrações” complementou.
Banda B