O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, assinou, nesta sexta-feira (17), a ordem de serviço para a retomada de obras do bloco das engenharias no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). A empresa responsável deve iniciar os trabalhos no dia 27 de janeiro.
Conforme Vanalli, a continuidade desta obra representa um momento histórico para a UEM. “Agradeço às empresas que participaram dos editais e ao empenho de todos que trabalharam para essa nova fase de retomada de obras de nossa universidade. Estamos trabalhando para que nunca mais aconteça o que aconteceu, com tantas paralisações e por tanto tempo”, afirmou.
O valor da obra é de R$ 8 milhões e os recursos foram viabilizados pelo governo estadual, via Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o apoio de emendas parlamentares. O projeto prevê retomada e finalização do bloco de 3.428 m2, que vai abrigar atividades das graduações em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos.
O diretor do CAU, Andrei Felipe Gomes, explicou que, com a retomada, não há mais nenhuma obra paralisada no Câmpus de Umuarama.
Na assinatura da ordem de serviço, também estiveram presentes a prefeita do câmpus, Doralice Aparecida Favaro Soares, e sua equipe; representantes da empresa Caetano & Marchini Engenharia, que será responsável pela execução dos serviços; a diretora-adjunta do Centro de Tecnologia (CTC), Thelma Lopes, além de outros servidores.
Laboratório de pesquisa
Na ocasião, o reitor também assinou a ordem de serviço para as obras do Bloco I45-A, que vai abrigar laboratórios de pesquisa vinculados ao Centro de Ciências Agrárias (CCA). A área do bloco é de 200 m2 e o valor é de R$ 372 mil. A empresa Engenharia Velloso vai executar as obras, que tem prazo de conclusão até junho deste ano.
Para o diretor do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, “cada obra, independente do tamanho, é da UEM e tem sua importância para a universidade como um todo, por isso, deve ser comemorada”.
Depois das assinaturas, as equipes técnicas da UEM se reuniram com os representantes das empresas de engenharia para discutir detalhes técnicos dos projetos.