Escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) de Umuarama voltaram a ficar movimentados com o retorno dos 10.125 alunos que estavam em férias desde dezembro passado. Com grande entusiasmo, a Secretaria de Educação anunciou o início do ano letivo 2025 nesta segunda-feira, 10, para os estudantes matriculados nos CMEIs, na Educação Infantil, na etapa do 1º ao 5º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, ressaltou que o objetivo para este ano letivo é “oferecer um ensino de excelência, que vá além do conteúdo programático e que prepare os nossos alunos para os desafios do mundo atual”. Por isso, conta com a colaboração e talento dos profissionais da educação, “para juntos construirmos um ano letivo de muito aprendizado, crescimento e realizações”.
Para assegurar a qualidade de ensino, os diretores e coordenadores de todas as etapas educacionais receberam Assessoria Pedagógica conduzida pela equipe da Secretaria de Educação. A secretária Letícia enfatizou que “proporcionar um ambiente seguro e acolhedor é fundamental para garantir um início de ano letivo tranquilo, tanto para as crianças quanto para suas famílias, fortalecendo o vínculo com a unidade educacional e tornando esse momento inicial mais harmonioso e positivo”.
As escolas municipais e os CMEIs, que atendem crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil, foram organizados com dedicação por toda a equipe escolar para acolher as crianças no primeiro dia de aula. Para isso, os gestores da Educação Infantil foram orientados pelos coordenadores educacionais para proporcionar aos estudantes um ambiente agradável e convidativo. Além disso, foram articuladas as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas durante o período de adaptação.
As escolas de 1º ao 5º e ano e EJA iniciam as aulas com um momento especial de acolhida, utilizando a metodologia do Círculo de Diálogo da Justiça Restaurativa. Essa prática cria um espaço seguro para expressão de sentimentos, vivências e expectativas, permitindo que os alunos se sintam ouvidos, respeitados e pertencentes à comunidade escolar, incentivando a empatia e o respeito.
A secretária de Educação falou também da importância do período da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, que ocorre nas primeiras semanas de aula. Segundo ela, “essa é uma etapa fundamental para compreender os conhecimentos prévios de cada estudante e planejar as melhores estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e formação de nossos alunos, que são os pilares que sustentam a rede de ensino”.