18 de março de 2025
Condições do tempo 27° máx 20° mín
Search

Recursos destinados por contribuintes do IR ajudam custear obra no lar dos idosos

Por Noroeste Online
04/12/2024 19:29
Atualizado há 3 meses

Uma obra importante no Lar Santa Faustina, que acolhe dezenas de idosos em Umuarama, está sendo parcialmente custada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) graças a recursos arrecadados a partir de destinações do Imposto de Renda, feitas por contribuintes tanto pessoa física como também empresas. O repasse, aprovado em dezembro de 2023 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), soma R$ 220 mil e foi liberado em maio deste ano. As obras começaram em novembro.

Com esse apoio financeiro, mais recursos próprios e de outras fontes, o Lar Santa Faustina iniciou recentemente a construção de uma nova cozinha conjugada com um amplo refeitório para atender melhor aos idosos acolhidos pela instituição. A vice-presidente do conselho, Sonia Maria Lopes Ferreira, visitou o canteiro de obras no último dia 13, ao lado da presidente do Lar Santa Faustina, irmã Ângela Karol, e ficou empolgada com o andamento.

A religiosa agradeceu o apoio fundamental do CMDPI e explicou que o repasse o fundo ajudará a custear cerca de 40% da primeira etapa do projeto, que inclui fundações, placas de revestimento exterior, estrutura da cobertura e telhado.

“A cozinha atual não oferece mais condições adequadas para preparar as refeições e será utilizada até a conclusão da primeira etapa da obra, que compreende uma área de preparação, depósito, sala de nutricionista e refeitório dos funcionários. Junto com a nova cozinha teremos também um refeitório bem maior que o atual para melhor atender aos nossos usuários”, explicou.

Sonia Maria lembrou que neste mês de dezembro, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas começam a se preparar para a declaração do imposto de renda e já podem pensar em destinar uma parte aos fundos do idoso e da criança e do adolescente de Umuarama, possibilitando obras importantes como esta, além de aquisições de materiais, equipamentos e serviços.

“É bom reforçar que o recurso para a cozinha do lar foi obtido em grande parte através do imposto de renda declarado pelos contribuintes, que destinaram voluntariamente um percentual ao fundo do idoso. Queremos mostrar para a comunidade como este dinheiro está sendo bem empregado. A obra já começou e vai ser importante para os idosos, melhorando o atendimento e a qualidade de vida deles, bem como o ambiente de trabalho dos funcionários”, destacou.

No último dia 22, o presidente do CMDPI, Franzimar de Morais, conduziu uma reunião ordinária do conselho e recebeu as irmãs para a apresentação de um vídeo detalhando o andamento do projeto.

Após agradecer o apoio de todos, a irmã Ângela Karol informou que o vídeo será divulgado nas redes sociais da entidade, demonstrando a utilização dos recursos para estimular a comunidade a destinar parte do imposto de renda para obras sociais, além de acompanhar a construção da cozinha, prevista para ser entregue no final de 2025.

“A utilização dos recursos do fundo foi autorizada conforme a resolução nº 20/2023 e será fiscalizada pelo conselho. Importante reforçar que o dinheiro do imposto de renda dos contribuintes de Umuarama está sendo aplicado em benefício das pessoas idosas acolhidas pela instituição e as irmãs vão prestar contas das obras periodicamente, a cada etapa de avanço”, completou Franzimar.

Recomendamos para você

Recomendamos para você

BpFron é 31º BPM apreende carga milionária de haxixe e macon...

mais notícias

AGRICULTURA
Há 1 hora —
Em Últimas Notícias
AGRICULTURA
Há 1 hora —
Em Últimas Notícias
Expo Umuarama
Há 3 horas —
Em Últimas Notícias
Expo Umuarama
Há 3 horas —
Em Últimas Notícias
Rodeio
Há 5 horas —
Em Últimas Notícias
Rodeio
Há 5 horas —
Em Últimas Notícias
Abandono de incapaz
Há 10 horas —
Em Últimas Notícias
Abandono de incapaz
Há 10 horas —
Em Últimas Notícias
Furto
Há 12 horas —
Em Últimas Notícias
Furto
Há 12 horas —
Em Últimas Notícias
Luto
Há 12 horas —
Em Últimas Notícias
Luto
Há 12 horas —
Em Últimas Notícias