Um incêndio que começou na noite de quinta para esta sexta-feira, 7, está consumindo restos de móveis, sofás velhos e madeiras inservíveis no aterro sanitário municipal. As labaredas foram percebidas por volta das 2h da madrugada e o combate ao fogo foi iniciado imediatamente, por uma equipe de servidores com veículos e maquinário do município. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros também auxiliou no trabalho.
As chamas foram controladas por volta das 5h30 desta manhã. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, não houve feridos e nem prejuízos estruturais para o aterro. “O fogo acontece em uma área afastada dos barracões. O material que está queimando é descarte de móveis da população, que o município armazena até dar a destinação correta. O incêndio está controlado”, disse.
O secretário explicou que, porém, ainda há alguns focos de chamas. “Por isso mantivemos uma equipe atuando no rescaldo, mas como se trata de material muito inflamável e que estava bem seco, é possível que o fogo persista ainda por algumas horas nas camadas mais inferiores”, explicou Marconi, por volta das 10h30 desta sexta-feira.
Ainda pela manhã o secretário registrou boletim de ocorrência na 7ª Subdivisão Policial, para que uma investigação possa apontar possíveis causas para o incêndio. “Não sabemos se o fogo foi criminoso ou acidental, mas a Prefeitura já tomou as medidas cabíveis para tentar apurar as causas”, completou.
Além de caminhão-pipa, foram utilizados um trator de esteira e uma pá carregadeira para construir um aceiro nos arredores do incêndio, para evitar que o fogo se espalhasse pelos arredores. Os resíduos que queimaram são os chamados volumosos (madeira, sofá e colchões) e o fogo não chegou próximo das células de lixo orgânico, nem dos barracões onde é feita a separação dos resíduos recicláveis.