Uma onça parda foi flagrada correndo pelo lago Aratimbó, em Umuarama e assustou os moradores. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra um felino andando entre as árvores do Lago Aratimbó, o felino selvagem foi avistado livre e sem parecer se intimidar pela paisagem urbana.
Em contato escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), eles receberam o vídeo da equipe da defesa cívil de Umuarama, e após a equipe do IAT analizarem as imagens, foi possível confirmar que o animal seria um filhote de sussuarana (onça-parda), uma espécie que aparece esporadicamente na região.
Em conversa com a equipe do Portal Noroeste online, o chefe do IAT, Luis Carlos Borges Cardoso, ressaltou a importância da colaboração da população no monitoramento do local e solicitou que qualquer avistamento ou vestígio do felino seja comunicado ao IAT, que pode tomar as medidas necessárias, incluindo a captura do animal, para garantir a segurança. O contato para informar sobre o avistamento do felino é pelo telefone (41) 9554-2609.
O IAT está monitorando a área. É importante ressaltar que uma onça como essa dificilmente ataca pessoas. Somente em situações em que está acuada”, destacou Luis Carlos Borges Cardoso, chefe regional do instituto.