18 de abril de 2025
Condições do tempo 22° máx 19° mín
Search

Fazendinha da Expo Umuarama: Quem visita se encanta!

São muitos atrativos nesse laboratório a céu aberto, que destacam ciência e tecnologia

Por Noroeste Online
21/03/2025 14:33
Atualizado há 4 semanas

 

Um dos locais mais visitados da Expo Umuarama, não só por crianças e estudantes, mas por todos que vão ao Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega, sem dúvida, é a Fazendinha, projeto do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), realizado em parceria com a Sociedade Rural de Umuarama.

O espaço de meio hectare, que representa uma propriedade agropecuária, permite o encontro do rural com o urbano; é um verdadeiro laboratório a céu aberto por reunir diversos experimentos, frutos de pesquisas de instituições de ensino. Três estão presentes: UEM, Unipar e Colégio Estadual Agrícola de Umuarama.

Logo na entrada chamam a atenção as réplicas enormes de dinossauros, uma alusão aos projetos desenvolvidos pelo município de Cruzeiro do Oeste, onde foram encontrados fósseis desses animais pré-históricos.

Em relação à difusão de conhecimentos, os temas são bem variados. Uma das contribuições da Unipar é o jardim sensorial, onde o visitante experimenta cheiros e texturas de várias plantas.

Para ampliar os conhecimentos, o visitante também conta com exposição de morcegos, de maquetes [de lavouras, de propriedades rurais e outros temas], de plantio de alface no sistema hidropônico, uma horta tradicional e pequenas roças de milho, mandioca e banana, entre outras culturas.

Os cursos de Engenharia Agronômica e de Medicina Veterinária da UEM e da Unipar atraem a atenção de diferentes maneiras, todas com objetivo de difundir conhecimento e conscientização. No estande do Colégio Agrícola, tem degustação de mel, de apiário administrado pelos estudantes.

“A exposição agropecuária é mais do que um evento; é o encontro fascinante entre o rural e o urbano, onde tradição e modernidade se entrelaçam em um cenário vibrante e a Fazendinha faz parte deste contexto”, avalia o gerente regional do IDR-Paraná, Rafael Meier.

“No projeto, buscamos mostrar a Fazendinha como um palco de aprendizado, onde os visitantes entendem as raízes da cidade e reconhecem a importância vital do campo para sua própria existência, em um diálogo harmonioso que une diferentes mundos numa só comunidade”, analisa Meier.

Recomendamos para você

Recomendamos para você

Perobal comemora 28 anos com programação especial e atenção ...

mais notícias

Oração
Há 6 horas —
Em Região
Oração
Há 6 horas —
Em Região
Apreensão
Há 6 horas —
Em Policial
Apreensão
Há 6 horas —
Em Policial
ACIU
Há 8 horas —
Em Umuarama
ACIU
Há 8 horas —
Em Umuarama
Receptação
Há 9 horas —
Em Policial
Receptação
Há 9 horas —
Em Policial
Fiscalização
Há 10 horas —
Em Região
Fiscalização
Há 10 horas —
Em Região
Desburocratizar
Há 17 horas —
Em Política
Desburocratizar
Há 17 horas —
Em Política