18 de abril de 2025
Condições do tempo 23° máx 19° mín
Search

Cooperativa dos catadores de recicláveis será revitalizada com apoio do MPT-PR

Atualmente instalada no aterro sanitário municipal, a cooperativa desempenha papel fundamental na reciclagem e garante o sustento de mais de 20 famílias. As melhorias visam fortalecer a sustentabilidade e a inclusão social dos catadores de recicláveis de Umuarama.

Por Noroeste Online
27/03/2025 18:08
Atualizado há 3 semanas

Na última terça-feira (26/03), a sala de reuniões do gabinete da prefeitura foi palco de importante encontro que discutiu a reestruturação da Cooperuma – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama. A iniciativa foi apresentada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) em Umuarama, André Vinícius Melatti, à nova gestão municipal.

 

O projeto de reestruturação foi desenvolvido pela empresa Ambipar, uma multinacional especializada em gestão ambiental, e prevê melhorias significativas para a cooperativa. Participaram da reunião os secretários municipais das pastas envolvidas na iniciativa, além do prefeito Fernando Scanavaca.

 

Com ampla participação da administração municipal, o projeto conta com a integração das secretarias de Educação, Segurança, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras. “O que buscamos é uma mudança de comportamento da população, para aumentar a eficiência da reciclagem. Não basta aumentar o volume de materiais recolhidos, mas o descarte precisa ser feito com cuidados que possibilitem o aproveitamento total”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

 

A proposta visa promover melhorias estruturais no barracão da Cooperuma, proporcionando melhores condições de trabalho aos cooperados. Com o apoio do procurador do MPT, recursos serão destinados à reestruturação da cooperativa, modernização da triagem e melhor aproveitamento dos materiais coletados.

 

“Com isso temos a expectativa de ampliar o lucro da cooperativa e, consequentemente, elevar a renda dos trabalhadores. O processo deve envolver toda a população, começando pela educação ambiental nas escolas, a orientação aos pais sobre a limpeza e organização dos recicláveis, melhorias na coleta e a modernização do processo dentro da cooperativa”, detacou o prefeito Scanavaca. “Para isso contamos com o apoio fundamental do Dr. André Melatti”, agradeceu.

 

O investimento contemplará a construção de um novo barracão e mudanças significativas na infraestrutura da Cooperuma. Atualmente instalada no aterro sanitário municipal, a cooperativa desempenha papel fundamental na reciclagem e garante o sustento de mais de 20 famílias. As melhorias visam fortalecer a sustentabilidade e a inclusão social dos catadores de recicláveis de Umuarama.

Recomendamos para você

Recomendamos para você

Perobal comemora 28 anos com programação especial e atenção ...

mais notícias

Luto
Há 14 minutos —
Em Altônia
Luto
Há 14 minutos —
Em Altônia
Prisão
Há 49 minutos —
Em Policial
Prisão
Há 49 minutos —
Em Policial
Nossa Senhora Aparecida
Há 2 horas —
Em Xambrê
Nossa Senhora Aparecida
Há 2 horas —
Em Xambrê
Denúncia
Há 3 horas —
Em Umuarama
Denúncia
Há 3 horas —
Em Umuarama
Feminicídio
Há 7 horas —
Em Policial
Feminicídio
Há 7 horas —
Em Policial
30 anos de carreira
Há 7 horas —
Em Douradina
30 anos de carreira
Há 7 horas —
Em Douradina