12 de junho de 2025
Condições do tempo 19° máx 10° mín
Search

Após recapeamento, avenida Goiânia ganha rampas de acessibilidade e calçadas

As rampas, edificadas em concreto, contam com piso podotátil – que serve de guia para deficientes visuais – e ao final receberá a pintura padrão de acessibilidade.

Por Noroeste Online
31/01/2025 12:49
Atualizado há 4 meses

Os serviços de recapeamento asfáltico em execução em Umuarama preveem a implantação de calçadas e rampas para garantir a acessibilidade, em locais que podem dificultar o trânsito de pedestres – principalmente idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade. Essa é uma das premissas dos convênios celebrados entre o município e o Programa ParanáCidade, que é o agente financiador das obras em execução em várias partes da cidade.

O canteiro central da avenida Goiânia, que recebeu recapeamento do entroncamento da avenida Colombo até o cruzamento com a avenida dos Xetá, na entrada do Parque Dom Pedro, foi contemplado com várias rampas de acessibilidade e alguns trechos de calçamento. Nesta quinta-feira, equipes de uma empresa terceirizada realizam serviços na altura do entroncamento com a avenida Roberto Silveira. Esta é também uma preocupação do prefeito Fernando Scanavaca, para o bem-estar e a segurança da população. “Esse é um cuidado necessário, em respeito ao cidadão”, disse.

As rampas, edificadas em concreto, contam com piso podotátil – que serve de guia para deficientes visuais – e ao final receberá a pintura padrão de acessibilidade. Na mesma localidade, uma calçada será construída no entorno de um barracão da antiga incubadora empresarial – esquina da rua Pinguim com a avenida Goiânia, que pertence ao município, tudo para dar mais conforto e segurança para os pedestres quem caminham por aquela região.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos do município, Renato Caobianco, explicou que caso a construção de calçadas e rampas de acessibilidade não faça parte do projeto, o recapeamento não é nem aprovado no ParanáCidade. “É uma exigência contratual que sejam regularizadas todas as barreiras de acessibilidade e segurança nos trechos contratados”, lembrou.

O calçamento não será executado apenas em locais onde não exista viabilidade, ou que alguma obstrução torne impossível a execução. As benfeitorias, bem como a completa sinalização viária, acompanham os serviços de recapeamento executados no Parque Bandeirantes, Parque do Lago, Laranjeiras, avenida Goiânia, Parque Melhoramentos e em todos os locais onde o serviço foi contratado com o Paraná Cidade, do governo do Estado.

 Ver fotos no Flickr

Recomendamos para você

Recomendamos para você

Mais de 130 pessoas participam da cerimônia de reinauguração...

mais notícias

Fiscalização
Há 16 horas —
Em Trânsito
Fiscalização
Há 16 horas —
Em Trânsito
Conquistas
Há 2 dias —
Em Maria Helena
Conquistas
Há 2 dias —
Em Maria Helena
Câmara Municipal
Há 2 dias —
Em Política
Câmara Municipal
Há 2 dias —
Em Política
44 anos
Há 2 dias —
Em Eventos
44 anos
Há 2 dias —
Em Eventos
Contrabando
Há 2 dias —
Em Pérola
Contrabando
Há 2 dias —
Em Pérola
IV CORRIDA DO 25º BPM
Há 2 dias —
Em Umuarama
IV CORRIDA DO 25º BPM
Há 2 dias —
Em Umuarama