Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes da Escola Municipal Ouro Branco participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep Mirim). A competição é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A principal motivação para a criação da olimpíada é garantir que alunos mais novos, do 2º ano ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o país, vivenciem a experiência olímpica, tais quais os alunos participantes da Obmep (6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio).
“A iniciativa aproveita-se do fato de que o público-alvo da olimpíada mirim ainda não nutre qualquer preconceito em relação à Matemática, sendo naturalmente mais abertos à disciplina e aos seus desafios”, explicou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Abucarma.
A Obmep Mirim divide os alunos em dois níveis – Mirim 1, para alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental, e Mirim 2, para alunos do 4º e do 5º anos. A prova da primeira fase é composta por 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a fase seguinte realizam uma prova também composta por 15 questões.
“Todos os estudantes das turmas de 2° ao 5° ano participaram da primeira fase da Obmep, realizada em 27 de agosto, que foi aplicada pelos professores das respectivas turmas. Os classificados realizaram a segunda fase no dia 12 de novembro, aplicada pela coordenação e direção da escola”, explicou a coordenadora.
Conforme o desempenho, os estudantes foram classificados e receberam medalhas de ouro, prata e bronze. A premiação na Escola Municipal Ouro Branco foi realizada no último dia 10 e foi um momento de grande alegria para os alunos e equipe da instituição de ensino.