O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta no sábado (1º) sobre perigo potencial devido a onda de calor que atinge Umuarama e outras partes do Brasil até quarta-feira (5).
De acordo com o órgão, a cidade está sob alerta laranja no que diz respeito a temperatura, que pode ficar 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias, o que oferece riscos à saúde.
Nesta segunda (3), a umidade relativa do ar na cidade está variando entre 29% e 64%, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Já a previsão para os dias seguintes é mais positiva, podendo chegar a 78% na quarta.
De acordo com o Inmet, poderão ser registradas temperaturas 5°C acima da média por um longo período, representando risco à saúde. Desidratação, cansaço, insolação e falta de ar são alguns dos problemas que o calor pode causar. A desidratação é uma das ocorrências mais comuns nesse cenário. A importância de se proteger e se hidratar poderá evitar sintomas como tonturas, desmaios, cansaço, palpitações, mal-estar e, em situações de extremas, até a morte.
Veja as medidas recomendadas para prevenir a desidratação:
– Não espere ter sede. Não é raro que pessoas idosas sintam menos sede que as mais jovens. Beba líquidos regularmente durante todo o dia.
– Contar sempre com uma garrafinha de água por perto. Caso tenha dificuldade em ingerir, uma boa opção é saborizá-la com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo. Utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água. Consumir mais frutas, verduras e legumes.
– Não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.
– Fazer exercícios leves no início da manhã ou final da tarde, quando a temperatura costuma ser mais amena.
– Evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes e usar sempre filtro solar.
– O calor traz também risco aumentado de intoxicações alimentares.
-Manter os alimentos refrigerados e ficar atento aos cuidados de higiene na sua manipulação.
-Lavar sempre as mãos e evitar consumir alimentos e bebidas de origem duvidosa.